André Lichtenberg

Voltar

abertura: 09/06/2015
exposição: 10/06 - 11/07/2015



Texto
Within Series, um projeto iniciado em 2012, foi inspirado por memórias de infância do artista, que foi criado em Porto Alegre, no sul do Brasil.

"Desde pequeno eu costumava passar muito tempo desenhando. Eles eram principalmente imagens de edifícios, viadutos e paisagens urbanas vistos de acima com uma perspectiva e ponto de vista super realista... Lembro-me também a recorrência de falta de eletricidade: Geradores de rua que temporariamente falhavam, criando uma espécie de crepúsculo ou mini-apagão... "

Neste projeto, Lichtenberg reinterpreta e revive essas memórias de infância, transformando-as em estudos aéreos gigantes e super detalhados de cidades. Enfatizando detalhes de patrimônio e arquitetura. Cada cidade e interpretada como se fosse uma obra de arte por si mesma.

O projeto também explora uma obsessão muito antiga do André em poder criar imagens de grande escala e com muita definição. As impressões finais são muitas vezes maiores do que dois metros e são criadas usando o equivalente digital de um método fotográfico muito antigo chamado “contact print”. Cada cena é capturada em centenas de fotografias que são depois cuidadosamente recompostas para criar um negativo digital de escala enorme. Esta técnica dá a impressão final uma textura super rica e detalhada, que se assemelha muito a um desenho ou uma ilustração. Cada imagem tem um tamanho único, dependendo de quantas fotografias foram utilizadas no processo. As imagens podem ser descritas como uma fusão entre fotografia, pintura digital ou um desenho arquitetônico.

Within Séries desafia a noção da fotografia como um meio de reprodução saturado, onde imagens novas são criadas instantaneamente. Cada cena deste projeto leva horas para ser fotografada (em alguns casos incluindo múltiplas visitas) e varias semanas para ser reconstruída no estúdio do artista. Os trabalhos concentram-se em áreas urbanas de grandes cidades que estão passando por momentos de transições. Para o espectador, as imagens oferecem uma oportunidade para analisar espaços urbanos familiares sobre um estilo estético individual e criadas de um ponto de ponto de vista inesperado. As imagens são super ricas em detalhes arquitetônicos e revelam facetas da vida urbana que muitas vezes permanecem escondidas.